Sobre a aguça

Uma aguça pode ser um regionalismo nortenho para afia ou apara-lápis, ou então a conjugação do verbo aguçar na terceira pessoa do singular. E se aguçar significa afiar no seu sentido literal, este pode também querer dizer estimular, quando usado figurativamente.


Entre “aguçar um lápis” e “aguçar a criatividade", nasce a Aguça : uma revista portuguesa independente dedicada à Ilustração e Artes Gráficas, criada em 2021, por ilustradores, na cidade do Porto. Pensada com o intuito de dar visibilidade a artistas, projetos e iniciativas ligadas à área, num tom descontraído e bem-disposto, pretende também apresentar-se como um espaço aberto e dinâmico, onde diferentes vozes e expressões se possam cruzar.

A Aguça pretende ser reflexiva do atual panorama nacional da Ilustração e dos tempos que correm, reunindo tanto autores publicados, como artistas em início de percurso, que partilharão testemunhos e experiências, muitas das vezes e como não podia deixar de ser, em narrativas visuais.


Sem a pretensão de ser uma revista exclusivamente direcionada a artistas, a Aguça quer fazer-se chegar a qualquer um que procure visitar esses lugares, saber mais sobre trabalho criativo independente, ou apenas tirar uma pausa para inspirar a criança interior, numa linguagem acessível a uma avozinha que pergunta ao neto o que é que é ser freelancer.