O seu carrinho está vazio!
Se há quem diga que janeiro é a “segunda-feira do ano”, então isso faz de fevereiro uma terça. Talvez não faça muito sentido desejar uma boa semana a uma terça-feira, mas com certeza ainda se vai a tempo de desejar um bom resto (de semana). Seguindo esta analogia aparentemente infalível, o mesmo se deveria poder aplicar aos votos de ano novo.
Mas um ano tem 12 meses, e uma semana só tem 7 dias. Se tentarmos fazer equivaler cada dia da semana a um mês do ano, a comparação torna-se disparatada. No entanto, se ignorarmos a matemática subjacente, a sensação predominante é a de que janeiro se parece mesmo com uma segunda-feira: confuso, interminável e um bocadinho deprimente.
Pensando bem, janeiro até tem mais cara de domingo. É o momento de rescaldo pós-festa, a altura de nos livrarmos dos vestígios de sábado e arrumar a casa, para não termos que acordar ao lado de loiça suja e copos vazios quando já deveríamos, supostamente, estar aptos para retomar a produtividade. Andar à volta das limpezas nos intervalos de outras responsabilidades é um suplício medonho, ainda por cima enquanto ainda nos estamos a despedir dos convidados da festa. Ninguém merece e por isso é que se inventaram os domingos, para realinhar os chakras e curar ressacas. Talvez também seja esse o propósito de janeiro.
É difícil voltar à carga quando ainda existem sobras de bolo-rei na cozinha e nem sequer tivemos tempo para fazer a digestão dos excessos emocionais da época. Mas janeiro é assim: impiedoso e um pouco gorduroso. Um misto de desencanto e possibilidade, uma espécie de sobreposição de domingo com segunda-feira, um mês numa perpétua crise de identidade.
Por isso, se virmos janeiro com olhos de domingo, fevereiro passa a ser a segunda-feira do ano, o que faz com que ainda possamos desejar um bom ano às pessoas sem parecermos completamente alienados. E para quem janeiro é uma segunda-feira: um bom resto de ano!
De acordo com o zodíaco chinês, 2023 é o ano do coelho — símbolo de gentileza, prosperidade e paz. A todos os que nos leem, estes são também os nossos votos para este novo advento. Obrigada por acompanharem o nosso projeto e sigam-nos nos sítios do costume para estarem a par das novidades :o)